Como analisar os tipos de tecidos em sofás e estofados

25 de Outubro de 2018

Antes de você sair esfregando e lavando os sofás dos clientes, deve sempre verificar qual é o tipo do tecido no estofado. Esse processo é muito importante para evitar erros e danos grave no momento da limpeza.

Para que você possa entender melhor, separamos os dois tipos de tecidos mais comuns encontrado nos sofás:

Tecido de Fibra Natural: Feito a partir de matéria-prima presente na natureza como algodão, seda, linho e lã. Toda fibra natural demanda muito mais cuidado por absorver manchas e sujeiras mais rápidas que as fibras sintéticas. Esse tipo de tecido é raramente utilizado em sofás e estofados.

Tecido de Fibra Sintética: Produzida através de produtos químicos e com o custo menor que fibras naturais, as sintéticas ganharam o mundo por terem maior durabilidade e ser de fácil manuseio, podendo ser lavado sem problema.

Tipos de fibras naturais em sofás e estofados

Couro: Tanto o couro legítimo e o couro sintético não podem de jeito nenhum receber a lavagem, nesse caso recomendo que utilize o produto Prot-CouroRevitalizador de Couro ou Ap Dry Cleaner. Além de limpar, eles recuperam a aparência do couro sem deixar oleosidade tornando-o macio e evitando rachaduras.

tecido de couro

Veja também: Como Limpar Couro Profissionalmente

Linho: Tecido feito a partir de uma planta, o linho se destaca pela alta resistência e suavidade. Por possuir fibras sensíveis a lavagem só pode ser feita com produtos totalmente neutros, se você utilizar produtos tanto alcalinos quanto minerais vão danificar seriamente o estofado. Utilize apenas o Contempo V para efetuar a lavagem.

tecido linho

Veludo: Tecido de trama densa com textura macia e suave, normalmente utilizado em peças decorativas ou em ambientes com regiões frias. O veludo é altamente absortivo sendo muito difícil a lavagem, tecidos de firas naturais só podem ser lavados com produtos totalmente neutros, então utilize Contempo V para efetuar a lavagem.

tecido veludo

Tipos de fibras sintéticas em sofás e estofados

Observação: Antes de sair aplicando os produtos a seguir, leia atentamente esse conteúdo: Como remover manchas em sofas e estofados

Suede: Feito através de poliéster, o tecido suede se destaca pelo baixo custo, ótima durabilidade e maciez (parecido com veludo, porém com fios bem menores). Por essas características se tornou o tecido mais utilizado em estofados. Produtos que não danificam o suede: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido suede

Chenille: Tecido composto por algodão, lã e seda. Possui uma textura semelhante ao veludo com vários vincos, o que torna fácil a absorção de impurezas e a lavagem um pouco mais trabalhosa. Produtos que não danificam o Chenille: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido chenille

Jacquard: Por ter uma tecelagem intensa e resistente ela dificulta a penetração de sujidade, geralmente o jacquard possui estampas feitas direto no tecido. Produtos que não danificam o Jacquard: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido jacquard

Poliéster: Utilizado para produzir diversos tipos de tecidos como: suede, veludo e gorgurão. O poliéster á um tecido muito fácil de lavar, por acumular pequena quantidade de sujeiras. Produtos que não danificam o Poliéster: Xtraction IIContempo VSSE Carpet PresprayClean By Peroxy e Alvfresh.

tecido poliester

 

“Dica: Se possível leve um catálogo de tecidos para auxiliar na identificação do estofado”.

Para que seu serviço garanta uma lavagem e higiene de alto nível, observe sempre a etiqueta do fabricante e o sentido que a fibra (fios) percorre no estofado. Tenha certeza absoluta que o estofado está de acordo com o procedimento de limpeza.

 

Se você sentiu falta de algum tecido nessa lista, mande uma mensagem através dos comentários ou encaminhe um e-mail para mim: thiagao@lojadoprofissional.com.br.

Alertas e Precauções:

Combinação/Mistura de Produtos: Nunca faça mistura de produtos no pulverizador, isso pode gerar reação químicas e até mesmo manchar tecidos. Muito comum misturar neutralizantes com produtos ativos, o resultado é aumento na dificuldade da remoção do produto no estofado.

Garantia: Qualquer garantia sobre o serviço é de responsabilidade do prestador de serviço, para isso tenha em mãos todos os produtos necessários e faça todos os testes antes de começar o processo. A garantia só é fornecida pelos fabricantes por problemas no produto.