Tecnologia True RMS

17 de Outubro de 2018

Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre tecnologia True RMS.

Com as recentes tecnologias empregadas em fontes, lâmpadas, estabilizadores e equipamentos em geral, tem-se a distorção da tensão e o consumo não linear de corrente fornecida pela rede elétrica, exigindo medidores mais eficazes para estas aplicações, os chamados True RMS.     

Instrumentos Não True RMS x True RMS

Comercialmente, o termo “True RMS” é utilizado para diferenciar os sistemas de medida de instrumentos com tecnologias diferentes. Os modelos não True RMS referem-se ao sistema de medida por resposta média, basicamente calibrado para o valor RMS da onda senoidal, como o da rede elétrica sem distorção. Ou seja, se o sinal medido for significativamente diferente da onda senoidal, a leitura será incorreta. Já o termo “True RMS” é destinado aos instrumentos com sistema de medida por integração ou RMS verdadeiro, obtendo o valor eficaz verdadeiro para qualquer tipo de sinal, respeitando os limites de resposta em frequência e fator de crista do instrumento.

A tabela abaixo mostra uma comparação das leituras obtidas por diferentes tipos de instrumentos, não True RMS ou True RMS com acoplamento AC ou AC+DC (quando temos nível DC junto ao nível AC), para alguns exemplos de sinais. Note que apenas para a senóide pura (sinal de rede elétrica sem distorção), as leituras são coincidentes e reais. Nos demais casos, incluindo senóide distorcida, sempre nos depararemos com diferença nas leituras quando utilizamos um instrumento não True RMS.

 

A tecnologia True RMS é muito encontrada nos produtos Minipa, disponíveis em nosso site.